Após uma limpa nas prateleiras e uma visitinha ao Sebo Capricho, pude adquirir alguns livros “novos” para explorar outros caminhos de conhecimento. Um dos livros que me chamou bastante a atenção, principalmente pela sua proposta de ser um manual prático da comunicação organizacional.
A autora Marina de Oliveira Pimentel trás em sua obrar uma abordagem didática e instigante para quem esta iniciando os estudo sobre o tema comunicação organizacional, pois ela vem caracterizando o contexto histórico, o perfil do profissional que atua neste segmento, os fluxos e processos da comunicação, bem como o planejamento e a estratégia como foco no objetivo. Pude notar que a autora não deixando de fora assuntos como: media training, gestão de crise, organização de coletivas de impressa e a diferenciação dos veículos e as linhas editoriais.
Considero a leitura deste livro direcionado não apenas para estudantes da área do jornalismo, mas para estudantes e profissionais ligados ao campo da comunicação, publicidade, marketing, design e administração. Pimentel (2017) faz a relação do tema com os profissionais de outras área e comenta sobre o perfil multidisciplinar e as competências esperadas deste do profissional que irá trabalhar com a comunicação organizacional.
“[…] a empresa ou instuição não é mais o centro, mas é coparticipante. […] A organização será aquilo que a rede relacional perceber; será aquilo que é produzido por um processo de negociações, alicerçados num ritual dialógico.” (FURNALETTO; FIGUEIREDO, 2009 apud PIMENTEL, 2017, p. 29).
CITANDO A AUTORA (ABNT)
Segundo Pimentel (2017)… [Citação Indireta]
De acordo com Pimentel (2017, p.10)… [Citação Direta]
REFERÊNCIA DO LIVRO
PIMENTEL, Marina de Oliveira. Em pauta: manual prático da comunicação organizacional. Curitiba: InerSaberes, 2017. 202 p.